COMO LIDAR COM UM PARCEIRO CIUMENTO

COMO LIDAR COM UM PARCEIRO CIUMENTO

O ciúme pode ser a causa de muitos problemas e levar mesmo ao fim de uma relação. Saiba como lidar com um parceiro ciumento.

parceiro ciumento

É natural que, em alguns momentos e em determinadas situações, todos sintamos um pouco de ciúme, mas quando esse sentimento ultrapassa os limites este pode ser um grande problema para o casal.

Eis algumas das coisas que pode fazer para lidar melhor com a situação.

 

Abordar o problema

Discutir não irá trazer qualquer vantagem para a situação. Bem pelo contrário! Discutir poderá fazer com que o relacionamento de deteriore. Ter uma abordagem franca e aberta sobre o assunto é a melhor forma de lhe retirar o peso que pode estar a ganhar. Pergunte-lhe de forma delicada e com real intenção de escutar, o que está na base desses sentimento de desconfiança em relação a si. Aproveite para expressar também o que sente e permita-se abrir o seu coração.

 

Ser transparente

A pior coisa que pode fazer é mentir ou omitir factos. Isso só vai servir para aumentar a desconfiança quando a verdade aparecer.

Lidar com a situação de forma honesta é sempre a melhor solução pois, desta forma, evita surpresas e mais discussões. Se vai sair com determinadas pessoas de quem ele não gosta e não quer abdicar disso, é preferível comunicar-lhe previamente a sua decisão. Em princípio, acabará por se habituar.

 

Construir um vínculo de confiança

A maior parte das vezes os ciúmes refletem um sentimento de insegurança que têm a ver com quem os sente e não com quem age de uma ou outra forma. Tem a ver com a confiança que cada um deposita no outro. Já ter sido enganado num relacionamento anterior ou ter convivido de perto com situações de infidelidade, na infância, podem agravar este sentimento de insegurança e tornar as pessoas mais ciumentas. Reforçar o vínculo de confiança mostrando-lhe que o/a ama e que pode confiar em si irá certamente ajudar a construir uma relação mais forte e mais confiante de parte a parte.

 

Procurar ajuda profissional

Comunicar e saber como chegar ao outro quando uma crise de ciúmes se instala pode ser um desafio difícil de superar. Principalmente porque o casal pode entrar numa espiral de diálogo surdo em que ninguém parece estar interessado em ouvir o que o outro tem para lhe dizer. Se já tentou tudo e não está a ver resultados, está na hora de procurar ajuda profissional

Lembre-se o diálogo e a confiança são os maiores aliados de um bom  relacionamento e que, quando esses circuitos se degradam, é muito importante agir para os recuperar a tempo!

Close Menu