Muitos dos problemas que surgem numa relação têm muito a ver com problemas de comunicação. Verifique se isso acontece na sua relação.

Se a sua relação já enfrentou uma crise séria, o mais provável é que já tenha ouvido uma série de conselhos.
Acontece é que uma grande parte desses conselhos, dados com a melhor das intenções, estão de tal forma impregnados de ideias pré-concebidas e de preconceitos próprios da cultura popular, que se torna muito difícil descortinar os mitos que se escondem por detrás de tão bem intencionadas palavras.
O maior de todos talvez tenha a ver com comunicação.
Todos sabemos que um conflito pode assumir a forma de uma pequena briga, de um campeonato de gritos ou de um silêncio total.
Quando a maioria dos casais se defronta com uma situação de conflito, cada uma das partes prepara-se afincadamente para ganhar aquela batalha.
E aqui começa o problema…
Na verdade, muitas pessoas têm tendência para dar uma importância desmesurada a tudo o que é dito no calor de uma discussão. Normalmente, dão às palavras um valor e um significado que elas realmente não têm.
Outras, insistem em ter sempre razão e não abrem mão dessa posição a troco de nada.
Outras ainda, usam e abusam da técnica da indiferença para impedir que o outro expresse aquilo que pensa ou está a sentir.
Estes comportamentos acabam por sobrecarregar as linhas de comunicação com toda a espécie de interferências e, no final, elas acabam por ir abaixo.
Por isso, faz todo o sentido aprender a ouvir com respeito, carinho e curiosidade, pontos de vista, perspetivas e formas de pensar diferentes sem que isso signifique, necessariamente, que vem aí mais um conflito.
Saber ouvir, é a chave para obter soluções de compromisso em qualquer crise e na vida a dois, esta regra não é exceção.