NA SUA RELAÇÃO EXISTE UM PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO?

NA SUA RELAÇÃO EXISTE UM PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO?

Muitos dos problemas que surgem numa relação têm muito a ver com problemas de comunicação. Verifique se isso acontece na sua relação.

problemas de comunicação no casal

Se a sua relação já enfrentou uma crise séria, o mais provável é que já tenha ouvido uma série de conselhos.

Acontece é que uma grande parte desses conselhos, dados com a melhor das intenções, estão de tal forma impregnados de ideias pré-concebidas e de preconceitos próprios da cultura popular, que  se torna muito difícil descortinar os mitos que se escondem por detrás de tão bem intencionadas palavras.

O maior de todos talvez tenha a ver com comunicação.

Todos sabemos que um conflito pode assumir a forma de uma pequena briga, de um campeonato de gritos ou de um silêncio total. 

Quando a maioria dos casais se defronta com uma situação de conflito, cada uma das partes prepara-se afincadamente para ganhar aquela batalha.

E aqui começa o problema…

Na verdade, muitas pessoas têm tendência para dar uma importância desmesurada a tudo o que é dito no calor de uma discussão. Normalmente, dão às palavras um valor e um significado que elas realmente não têm.

Outras, insistem em ter sempre razão e não abrem mão dessa posição a troco de nada.

Outras ainda, usam e abusam da técnica da indiferença para impedir que o outro expresse aquilo que pensa ou está a sentir.

Estes comportamentos acabam por sobrecarregar as linhas de comunicação com toda a espécie de interferências e, no final, elas acabam por ir abaixo.

Por isso, faz todo o sentido aprender a ouvir com respeito, carinho e curiosidade, pontos de vista, perspetivas e formas de pensar diferentes sem que isso signifique, necessariamente, que vem aí mais um conflito.

Saber ouvir, é a chave para obter soluções de compromisso em qualquer crise e na vida a dois, esta regra não é exceção.

Close Menu